26/04/2016 iGUi Ecologia 0Comment

Água de reuso é simplesmente a reutilização da água que já cumpriu sua função inicial, podendo ser necessário seu tratamento prévio ou não. Tanto a reutilização da água proveniente da máquina de lavar para limpeza do quintal quanto da água reutilizada em processos industriais (tratada em uma estação de tratamento na própria empresa e reaproveitada no mesmo ciclo de produção) podem ser classificadas como água de reuso.

Diante da escassez de água proveniente da má utilização, poluição e contaminação, tem-se que todas as medidas para economizar água devem ser tomadas e a água de reuso é uma delas. Algumas técnicas de reuso da água já são bastante utilizadas. A maioria dos esgotos produzidos nas cidades brasileiras é tratado em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). Depois deste tratamento, a água (que ainda não é potável) é devolvida a algum corpo d’água onde volta a incorporar o ciclo hidrológico e vai sendo depurada aos poucos até ser novamente captada por alguma Estação de Tratamento de Água (ETA), que torna a água novamente potável para ser consumida pelo homem.

Assim como medidas para economizar água evitando o desperdício são relevantes, a reutilização da água também é importante pois contribui para a manutenção dos recursos hídricos, diminuindo o consumo de água potável e a quantidade de esgoto lançado nos rios.