27/01/2016 iGUi Ecologia 0Comment

Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água. É formado por rochas porosas e permeáveis que retém a água da chuva, mas também permite sua movimentação. Quando a água passa pelos poros das rochas ocorre um processo natural de filtragem tornando os aquíferos fontes importantíssimas de água doce potável que serve como proveitosa fonte de abastecimento, fornecendo água para poços e nascentes em proporções suficientes.

Existem várias formas de classificar os aquíferos, as mais comuns são de acordo com o armazenamento da água e tipo de rocha armazenadora.

Quanto ao armazenamento:

  • Livres: possuem uma base impermeável e a superfície livre.Água subterranea
  • Confinados: além da base impermeável, possui uma camada impermeável acima do aquífero.

De acordo com o tipo de rocha os aquíferos podem ser:

  • Porosos: estão associados com rochas sedimentares e solos arenosos (Representam o grupo de aquíferos mais importantes, devido ao grande volume de água que armazenam e também por serem encontrados em muitas áreas).
  • Fraturados: rochas ígneas e metamórficas que possuem fraturas abertas que acumulam água.
  • Cársticos: formados em rochas carbonáticas. Podem atingir grandes dimensões, formando rios subterrâneos.

No Brasil, estima-se que existam 27 aquíferos, com destaque para os dois maiores e mais importantes: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países e o Alter do Chão, localizado na região Norte. Apesar da importância desses aquíferos, eles estão sendo afetados pela poluição humana, principalmente pelas atividades industriais e agrícolas.

Principais aquíferos no Brasil