27/10/2015 iGUi Ecologia 1Comment

O homem conseguiu, e ainda consegue, modificar o ambiente onde vive das mais variadas formas e essas Poluição da águamodificações não se restringem ao ecossistema terrestre. O ambiente aquático, principalmente rios e lençóis freáticos, também estão sujeitos a modificações. Apesar do homem depender da água para várias atividades, inclusive para a manutenção da vida terrestre, o ambiente aquático sofre impactos negativos da ação humana, muitas vezes tornando a água imprópria para o consumo.

Os conceitos de água poluída e água contaminada são usados erroneamente como sinônimos sendo importante destacar a diferença entre eles. A água poluída contém substâncias que provocam alterações físicas e químicas apresentando mudanças na cor, no cheiro e no gosto. Essas modificações podem ser causadas por derramamento de petróleo, agrotóxicos, fertilizantes ou outras substâncias químicas. A água contaminada contém substâncias venenosas ou organismos patogênicos com capacidade de causar doenças. O principal fator de contaminação da água é a poluição orgânica oriunda da agricultura pelos adubos, restos de seres vivos e do esgoto doméstico.Espuma

Ambas são impróprias para o consumo, mesmo quando a água poluída não contém substâncias que provocam doenças nos seres humanos. Sendo assim podemos concluir que nem toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída, ou seja, a água contaminada é um tipo de água poluída. Fique atento!

  • Janilton Justino

    legau