22/01/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Conhecido como planeta azul, grande parte da Terra é coberta por água. Mas de onde vem a água que hoje está presente por todo o planeta? Existem várias teorias, mas todos concordam com uma coisa: a água existe no planeta há pelo menos 3,8 bilhões de anos, isso foi comprovado pelos depósitos ancestrais de rocha sedimentar e lava que foram arrefecidos sob a forma característica de almofadas, devido à sua interação com a água. Mas como essa água surgiu não há um consenso e os pesquisadores ainda debatem sobre esse tema.

Existem três teorias principais:Planeta azul

– Uma das teorias afirma que a água estaria na Terra desde os primórdios do sistema solar. O principal argumento é que havia gelo na nebulosa protosolar onde circulavam os gases e as partículas que viriam a se unir e dar origem a tudo: o sol, planetas e asteroides, ou seja quando a Terra foi criada a água “veio junto” e no início ficou presa nas pedras e com o aquecimento e fluxo do manto terrestre ela foi liberada e deu início a formação dos oceanos primitivos. As provas para comprovar essa teoria estão na própria água, os isótopos de hidrogênio encontrados na água indicam que ela esteve retida nas pedras que compuseram tanto o material que deu origem à Terra quanto o material que compõe hoje outros astros, como o asteroide Vesta que surgiu na mesma época da terra.

– Outra teoria concorda que a água estava junto na formação da Terra mas afirma que essa água evaporou totalmente devido ao calor que surgiu no processo de formação dos planetas. A água que temos hoje foi trazida em asteroides e cometas ricos em água que colidiram com a Terra tempos depois. As provas dessa teoria também são os isótopos de hidrogênio presentes na água.

– A terceira teoria é na verdade uma mistura dessas duas, ela afirma que a água presente hoje no planeta é uma mistura, parte está presente desde a formação da Terra e parte veio em cometas e asteroides.

Independente da sua origem, devemos proteger nosso maior bem natural!

água