30/11/2015 iGUi Ecologia 0Comment

Reciclagem é o processo de converter material que seria descartado em produtos novos e utilizáveis.

Conceitualmente reciclar um material é transformá-lo em uma nova matéria prima para obter o mesmo produto final, por exemplo, uma lata de alumínio usada seria convertida em uma nova lata de alumínio. No entanto esse processo é muito caro e complexo para alguns materiais e, nesses casos, é feito o reaproveitamento dos materiais:Alumínio um material já beneficiado é transformado em outro, por exemplo, uma garrafa PET usada é transformada em matéria bruta que vai dar origem a uma camiseta. Esses conceitos são muitas vezes confundidos, mas os benefícios são os mesmos para ambos: redução de consumo de matéria prima, de energia e diminuição de emissão de resíduos na natureza.

Reciclar é uma prática comum para o homem desde os tempos pré-industriais. O primeiro registro de papel reciclado data de 1031 no Japão e há registros de reaproveitamento de garrafas de bebidas na Grã-Bretanha e Irlanda por volta de 1800. Durante a Segunda Guerra Mundial também foi uma prática comum devido às dificuldades financeiras e a escassez de recursos destinados para os civis. A reciclagem se popularizou no final da década de 1980, quando houve a constatação de que os recursos não renováveis estavam desaparecendo rapidamente e a quantidade de resíduos aumentando descontroladamente.

Apenas 13% dos brasileiros tem acesso à algum tipo de coleta seletiva no Brasil, seja no modelo porta-a-porta ou com postos de entrega voluntária. Mas não podemos desanimar! Existem várias cooperativas de reciclagem espalhadas em todo o Brasil, procure uma mais próxima ou mesmo catadores que podem coletar o lixo reciclável em sua residência.