02/08/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Localizado na região central da Colômbia, o rio Caño Cristales, ou como é mais conhecido, rio Arco íris, é considerado o rio mais lindo do mundo devido a uma característica biológica única: é coberto por algas coloridas. O efeito colorido é causado por um conjunto de fenômenos: uma planta endêmica de cor avermelhada – Macarenia clavigera – cresce no leito do rio diversas rochas pretas estão presentes ao longo do rio além de algas verdes, águas azuis e areia amarela, produzindo um efeito iridescente. O rio também possui cachoeiras, piscinas e cavernas, tornando-se ainda mais bonito.

Rio com as diferentes colorações

Esse fenômeno acontece apenas por um breve período entre as estações seca e chuvosa. Durante a estação chuvosa da Colômbia, a água flui muito rápido e profundamente, isso torna a água turva e impede o crescimento da alga vermelha no rio, durante a estação seca, não há água suficiente para suportar a variedade de vida presente no rio.

Assim que o turismo se intensificou no Caño Cristales, grande parte das visitas não eram regulamentados, mas os habitantes locais logo perceberam que os piqueniques realizados bem próximos ao rio e outros exemplos de impacto humano ameaçavam o local. Não era incomum ver os visitantes andar e nadar onde eles gostariam, mesmo que isso significasse caminhar pelas plantas. Agora, as regras de proteção ambiental são firmemente aplicadas, incluindo guias obrigatórios, grupos de não mais de sete pessoas, limite de 200 pessoas por dia para a área, proibição completa de usar protetor solar ou repelente de insetos ao visitar o rio e áreas limitadas onde a natação é permitida.