A Maria Jéssica da Silva Gomes, estudante do curso de ciências biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA Campus Coelho Neto/CESCN e orientador o Prof. Dr. Gonçalo Mendes da Conceição da UEMA de Caxias (CESC), com colaboradores Jailson Gaspar e Matheus Costa.

O projeto de pesquisa intitulado “Avaliação da qualidade das águas das principais lagoas da Área de Proteção ambiental dos Morros Garapenses, Maranhão, Brasil”, tem como objetivo avaliar a qualidade da água por meio de parâmetros físicos, químicos e biológicos nas principais lagoas dos municípios de Coelho Neto, Duque Bacelar e Buriti de Inácia Vaz e inseridas na APA dos Morros Garapenses, através dos parâmetros físicos (pH, Condutividade, Cor aparente, Turbidez, Temperatura e oxigênio dissolvido); químicos (Alcalinidade total e Nitrogênio amoniacal) e biológicos (Coliformes totais e E.Coli).

Segundo a estudante “o conhecimento que adquiri sobre a Área de Proteção Ambiental sobre as lagoas visitadas e analisadas quanto às suas respectivas qualidades da água me deu uma noção sobre a importância de se estudar sobre essa temática, compreendo que a água é de uso indispensável para todos nós e deve ser de qualidade apropriada e que problemas encontrados nas lagoas analisadas trata-se de uma questão de saúde pública”.

Os resultados apontam que as águas das lagoas possuem valores aceitáveis de qualidade para os parâmetros físico-químicos. Quanto aos resultados biológicos nas duas coletas de amostras de água referentes ao período chuvoso e ao período seco ainda há uma grande preocupação com a contaminação das águas por E. coli, pelo seu alto poder de patogenicidade prejudicando tanto a comunidade ribeirinha e os organismos aquáticos visto que, as lagoas são utilizadas para venda e consumo de peixes quanto para seu uso de balneabilidade.

Os resultados apresentados atualmente servirão de alerta, discussão e sensibilização para as comunidades que preservam esses recursos hídricos, para que haja uma possível revitalização das águas por parte do poder público para seus diversos usos conforme os requisitos dispostos na legislação brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *