11/03/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Algas do filo Euglenophyta. As algas são organismos encontrados em todo o mundo e apesar de algumas algas serem parecidos com plantas e até terem algumas características em comum, como por exemplo a presença de clorofila a e a capacidade de produzir seu próprio alimento, as algas não são plantas e nem animais.Ao contrário das plantas elas não possuem o corpo dividido em raíz, caule e folhas e nem possuem tecidos complexos. São organismos bem menos complexos e pertencem a um grupo chamado protista. Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada.

Existem aproximadamente 27 mil espécies de algas no mundo todo, elas são mais comuns na água mas também podem ser encontradas no solo, em pedras e até mesmo sobre alguns animais. As algas podem ser verdes, azuis, marrons ou vermelhas e variam muito de tamanho, desde tamanhos microcópicos até 60 metros de comprimento. Essas ultimas são encontradas principalmente na Califórnia, lembram do filme Procurando Dori? As Kelps possuem rizoides, que exercem as funções de raiz sem terem a estrutura das raízes das plantas vasculares.Algas Vermelhas Rhodophyta

As algas aquáticas, que são mais abundantes, são muito diversas e ocorrem em diferentes formas de vida: fixas no substrato ou em suspensão na coluna d’água. Elas são muito importantes por que geram boa parte do oxigênio do planeta e são a base da cadeia alimentar de grande parte da vida aquática.

Além disso são economicamente importantes como fonte de alimento e uma série de produtos farmacêuticos e industriais para humanos. As algas podem ser usadas como organismos indicadores para monitorar a poluição em vários sistemas aquáticos. Em muitos casos, o metabolismo de algas é sensível a vários poluentes. Devido a isso, a composição de espécies de populações de algas pode mudar na presença de poluentes químicos.

Você sabia que entre os quelônios marinhos, as tartarugas-verdes (Chelonia mydas), quando adultas comem somente algas e de preferência do gênero Ulva? Ulva lactuca, Spiddal, Co. Galway