10/11/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Recentemente levei um susto quando estava lendo um painel que iria ser apresentado em uma feira de ciências. Nele estava escrito que as aves contribuem para a coleta de lixo.

É uma afirmação muito séria e triste, vindo de jovens! Nenhum animal contribui para a coleta de lixo. Mas infelizmente, é muito comum em nosso dia a dia, presenciar os animais ingerindo lixo!

Alguns animais conseguem expelir esse lixo, como no caso das tartarugas marinhas, mas no caso das aves não. E, para nós médicos veterinários, conseguimos retirar o lixo de seus estômagos, seja por cirurgia, endoscopia ou até mesmo na necropsia. Sim, lixo causa a morte do animal.

Mas, e aqueles animais que comem animais mortos? Esses são fundamentais para o nosso ciclo de vida, se eles não existissem teríamos carcaças de animais mortos para todos os lados.

Esses animais são denominados decompositores, alimentam-se de matéria orgânica em processo de decomposição ou de resíduos de outros animais.

A função deles para o equilíbrio ecológico é fundamental, uma vez que transformam a matéria orgânica em inorgânica, devolvendo-a para o meio ambiente, para que possa ser aproveitada novamente, dando continuidade ao ciclo da cadeia alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *