23/07/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Você sabia que a bucha natural (Luffa sp) é uma fruta de uma planta trepadeira alta?

Essa planta foi primeiramente utilizada no século 16, quando botânicos europeus foram apresentados à planta a partir de seu cultivo no Egito. Na literatura botânica europeia, a planta foi descrita pela primeira vez por Johann Veslingius em 1638, que a chamou de “pepino egípcio”. Veslingius também introduziu o nome “Luffa”.

A fruta, de aproximadamente 30 cm de comprimento, se assemelha a um pepino em forma e tamanho. Devido às suas flores amarelas marcantes, Luffa cylindrica é ocasionalmente cultivada como ornamental.

A fruta jovem é consumida como legume e é comumente cultivada para esse fim na Ásia tropical. Por outro lado, a fruta totalmente madura é fortemente fibrosa e não comestível, e é utilizada principalmente como esponja de banho, esponja de limpeza e até mesmo como palmilha. Por ela ser uma fruta, ela é muito mais amiga do meio ambiente do que outras esponjas de plásticos, pois ela se degrada quando descartada podendo ser utilizada na compostagem seca. Você também pode utilizá-la na limpeza de sua louça, pois não risca as panelas!

É possível plantar em casa, sabia? Assista esse vídeo abaixo:

Mas vale lembrar que essa esponja é 100% natural, ou seja, requer alguns cuidados, como: sempre lavar bem após o uso e deixar secar, de preferência no sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *