21/08/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Quem não viu o filme Cruella? Primeiro vá assistir pois é muito bom! E, segundo que no filme a personagem confecciona uma roupa feita de casulo metálico de borboletas!!

Mas será que realmente isso existe? A resposta é sim, existe e tem no Brasil! São nativas da américa central e do sul, desde o México até a floresta amazônica.

São chamadas de tigre de asas claras, pertencentes a família Nymphalidae. A envergadura de suas asas é de 65–75 mm. As larvas se alimentam de espécies de Solanum, espécies de plantas perenes arbustivas ou trepadeiras.

Mas o que realmente chama a atenção não é a borboleta em sim, que também tem a sua beleza, mas o seu casulo! Ele é todo metálico brilhante.

Segundo pesquisadores, o brilho tem seu propósito, que é distrair predadores e não chamar a atenção. Com o reflexo o predador pensa que é outra coisa, podendo até mesmo assustar predadores. Pois eles tendem a fugir quando detectam o reflexo do seu próprio movimento.

Os casulos são feitos de quitina, substância orgânica córnea que faz parte do exoesqueleto de alguns artrópodes e não deve ser confundida com a queratina, que é uma proteína.

Nada mais belo do que contemplar a natureza e admirar sua beleza…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *