08/07/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Quem aqui repensa na hora de consumir ou não um produto que está à venda? E quando esse produto está relacionado a moda? Roupas, sapatos e acessórios são alguns dos itens de grande procura e aumento do consumismo no mundo. Esse consumo também gera gastos de água, energia elétrica e matéria prima. Caso você nunca tenha parado para pensar nisso, agora é a hora!

A indústria da moda é a segunda mais poluente no mundo, a indústria têxtil consome por ano em torno de 93 trilhões de litros de água nos processos de produção. Por exemplo, na produção de apenas uma camiseta são utilizados em torno de 3 mil litros de água, sem contar os 2 kg de combustíveis fósseis e, o mais chocante é que nesta conta não está contabilizada a água para a produção do algodão e nem para os processos de lavagem, de passar e o descarte da camiseta. Portanto, são utilizados em média 11 mil litros de água para fabricar uma calça jeans e 8 mil para um par de sapatos.

A questão do consumo consciente vem crescendo a cada ano aumentando a cada dia o número de pessoas que deixam de comprar algo desnecessário e aquelas que procuram comprar produtos das marcas ecologicamente corretas. Essas marcas se preocupam tanto com a origem dos materiais que usam, a quantidade de água e energia elétrica utilizados no processo assim como a mão de obra que confecciona as suas roupas! Outro benefício sobre o consumo consciente é a compra de modo inteligente, ou seja comprar em menor quantidade e maior qualidade!

Segundo a fundadora da Eco Age (empresa que certifica marcas pelo seu nível de sustentabilidade), devemos perguntar a nós mesmos ‘Eu vou usar essa peça pelo menos 30 vezes?’. Se a resposta for SIM, compre, se não é melhor dar uma voltinha e repensar sobre a compra. Cuidar das roupas, procurar uma costureira para fazer reparos, fazer compras em brechós são outras dicas bem legais para seguirmos! Outras perguntinhas para o consumo consciente que podemos fazer são: “Por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar?”. Caso alguma delas não seja respondida, é melhor deixar a compra de lado…

O pensar antes de consumir e o modo de como consumir são as melhores maneiras para contribuir com a diminuição da produção em massa, do desperdício de água, de energia elétrica e de matéria prima. Use a sua criatividade para ajudar nos “looks” e seja mais sustentável a cada dia!

Vamos repensar e despertar para o consumo consciente!