24/11/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Parece uma imagem editada mas esse estranho padrão de ondas no mar é o que acontece quando dois sistemas de ondas se cruzam em ângulos quase perpendiculares. Isso pode ocorrer quando ondas geradas por um sistema meteorológico colidem com ondas geradas por outro sistema meteorológico, geralmente em um local distante de ambos os sistemas climáticos. Ondas podem viajar milhares de quilômetros sobre a superfície da água. Mesmo nos dias mais calmos, tempestades que correm em outros lugares do oceano criam ondas que se irradiam para longe da tempestade e lava a costa de terras distantes. Estes são chamados swells, que são diferentes das ondas do mar levantadas pelo vento local. cros swell

Para explicar melhor: todas as ondas começam com a ação do vento, mas depois de um tempo o vento deixa de soprar e as ondas já viajaram tão longe que já não são geradas ou significativamente afetadas pelo vento local naquele momento. Então se torna um swell. Quando dois swells vindo de duas direções diferentes colidem, temos “cross sea”, que é o que está acontecendo nestas imagens.

As imagens dessa matéria são muito intrigantes mas o “cross sea” é muito mais comuns do que nós pensamos, só que nem sempre são tão visíveis assim. Ondas do mar de um ou mais sistemas de ondas estão freqüentemente presentes ao mesmo tempo. No entanto, eles podem ser difíceis de distinguir se o ângulo entre as diferentes direções das ondas for superficial, caso em que podem parecer vir essencialmente da mesma direção. Além disso, as ondas gradualmente perdem energia quanto mais viajam. Conforme a ondulação avança, sua crista se torna achatada e arredondada e sua superfície é suave. Em tal condição, “um cross sea” pode ser difícil de perceber.

Corss SwellOutra razão pela qual um “cross sea” em forma de grade é raramente visto é devido à presença de forte vento local que gera ondas de vento no topo da ondulação. Este vento pode soprar de qualquer direção e tem o potencial de quebrar a forma e a direção bem definidas associadas aos swells. Por fim “um cross sea” só pode ser visto do alto ou do ar. Eles não são facilmente visíveis da praia.