22/03/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água. Esta data foi criada em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar a água doce  e aumentar a conscientização sobre a crise global da água. A cada ano é definido um tema a ser abordado.

O tema deste ano é: Valorizando a água.

Quando falamos em valor da água é muito mais do que seu preço – a água tem um valor enorme e complexo para nossas famílias, cultura, saúde, educação, economia e integridade de nosso ambiente natural.

Podemos apresentar 5 perspectivas diferentes para valorizarmos a água:

1. Valorizando as fontes de água – recursos hídricos naturais e ecossistemas – Toda a água que usamos vem do meio ambiente e volta para o meio ambiente, junto com os contaminantes que adicionamos.

2. Valorização da infraestrutura hídrica – armazenamento, tratamento e abastecimento – A infraestrutura hídrica armazena e move a água para onde é mais necessária e ajuda a limpá-la e devolvê-la à natureza após o uso humano.

3. Valorizar os serviços de água – água potável, saneamento e serviços de saúde – O papel da água nas residências, escolas, locais de trabalho e instalações de saúde é fundamental para saneamento e higiene. Estes serviços também agregam valor na forma de maior saúde, particularmente no contexto da pandemia do COVID-19.

4. Valorizar a água como insumo para a produção e atividade socioeconômica – alimentos e agricultura, energia e indústria, negócios e emprego – Apesar de ser fundamental para a produção de alimentos, a água geralmente tem um valor baixo quando avaliada financeiramente. Para o setor da energia, indústria e negócios, as ameaças relacionadas com a água, como a escassez de água e as alterações climáticas, podem aumentar os custos e perturbar as cadeias de abastecimento. A má gestão corporativa da água pode causar danos aos ecossistemas e afetar as vendas.

5. Valorização dos aspectos socioculturais da água – atributos recreativos, culturais e espirituais – A água é uma parte intrínseca de todas as culturas, mas os valores que atribuímos a essas funções são difíceis de quantificar. A economia muitas vezes considera a água um recurso para uso humano prático e dá pouca ou nenhuma atenção ao seu valor sociocultural ou ambiental.

Se negligenciarmos qualquer um desses valores, corremos o risco de administrar mal esse recurso finito e insubstituível.

Qual a importância da água para sua casa e vida familiar, seu sustento, suas práticas culturais, seu bem-estar, seu ambiente local?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *