19/03/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Imagina se você fosse um pesquisador e descobrisse que a flor que você estava olhando não era vista deste 1982! Seria um dia de muita alegria e comemoração…

E, essa história aconteceu bem pertinho da sede da iGUi Ecologia! No Parque estadual da Costa do Sol, em Cabo Frio, na região dos Lagos.

A planta tem o nome científico Pleroma hirsutissimum, e foi descoberta pelo Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), no qual pesquisadores explorando a área em busca de espécies endêmicas (da região) se depararam com essas flores roxas com muitos “pêlos”.

A partir disso, muita pesquisa foi realizada até a definição da espécie, que está classificada como criticamente em perigo.

Deste modo, uma ação em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com o Parque vão tentar multiplicar a ocorrência desta planta no parque.

Mas o trabalho não acaba assim. Para que essa planta volte com força é necessário que as ações antrópicas, ou seja, humanas, diminuam muito no local, embora seja uma área protegida, a fiscalização ainda é ineficaz necessitando de mais recursos para que o parque seja monitorado e protegido corretamente.

A planta atualmente está marcada e georreferenciada (quando sabemos qual é a localização exata dela pelas coordenadas geográficas, como latitude e longitude).

É a natureza mostrando que tem uma força enorme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *