13/05/2022 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje é comemorado o dia mundial das aves migratórias, mas esse dia é comemorado duas vezes ao ano, justamente por causa das migrações dessas aves, que tem como finalidade a reprodução, o descanso e fuga do clima frio.

Essa data é comemorada em dois momentos, no segundo sábado de maio e de outubro, que no Brasil coincidem com as migrações para o norte (no outono) e para o sul (na primavera).

Este dia foi iniciado em 1993 pelo Smithsonian Migratory Bird Center, dos Estados Unidos. Ele tem como finalidade aumentar o nível de conscientização sobre as ameaças – gerais e específicas – que as aves enfrentam. A poluição luminosa é o foco da campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias 2022. A luz artificial está aumentando globalmente em pelo menos 2% ao ano e é conhecida por afetar negativamente muitas espécies de aves.

A poluição luminosa é uma ameaça significativa para as aves migratórias, causando desorientação quando voam à noite, levando a colisões com edifícios, perturbando seus relógios internos ou interferindo em sua capacidade de realizar migrações de longa distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *