13/12/2018 iGUi Ecologia 0Comment

O final de ano tem uma coisa em comum para muita gente: férias! Milhões de pessoas saem da cidade onde moram e vão de ônibus, carro ou avião para os mais diversos locais e um local que atrai muita gente, principalmente no fim do ano devido às altas temperaturas em grande parte do país, é a praia. Muitas cidades litorâneas recebem uma grande quantidade de turistas e tem que aliar o desenvolvimento econômico advindo do turismo com a proteção do meio ambiente. Ter uma atitude consciente e responsável durante a viagem é fundamental para que os destinos turísticos se mantenham preservados e assim aptos para receber turistas. Para ajudar os viajantes a adotarem medidas sustentáveis separamos 10 dicas para serem usadas na próxima viagem:Férias na Praia

  1. Em ambientes naturais recolha sempre o lixo que produzir. Fique atento principalmente com sacolas plásticas em locais que ventam muito, pois o vento pode levar as sacolas para o mar podendo prejudicar os animais marinhos.
  2. Ao ir às compras durante a viagem, dê preferência aos produtos locais, essa é uma forma de contribuir com a geração de empregos e aumentar a renda dos moradores; Mas não compre objetos feitos com animais ou parte de animais silvestres como penas, conchas (principalmente na praia!!) e couro.
  3. Para economizar água, só peça para trocar toalhas e roupa de cama no hotel se for realmente necessário. Isso ajuda a minimizar a estatística de que cada turista consome quase três vezes mais água do que os residentes.
  4. Em algumas praias nos deparamos com placas informáticas sobre o que é permitido ou não fazer no local, respeite as normas do local e denuncie caso veja alguém infringindo as regras.
  5. Bike na Praia

  6. Não perturbe os animais. Em mergulhos, em passeios de barco e mesmo na praia quando se aproximar de algum animal não o perturbe.
  7. Não retire objetos, plantas e animais do meio ambiente, deixe onde estiverem para que outras pessoas também possam apreciá-los.
  8. Utilize água e energia elétrica de forma consciente, não deixe luzes e aparelhos elétricos ligados quando não estiverem no ambiente.
  9. Consuma produtos típicos, plantados ou feitos no local que está visitando, além de enriquecer ainda mais sua viagem e privilegiar a culinária local, você está evitando consumir alimentos que gastam combustível e emitem mais gás carbônico no deslocamento.
  10. Dê preferência a empresas que adotem práticas de responsabilidade ambiental, como economia de energia e água, respeito à natureza e à comunidade local.
  11. Procure usar meios alternativos de deslocamento dentro da cidade turística, ande mais a pé, use o transporte público ou alugue bicicletas. Assim você economiza combustível e ainda conhece mais o local.

Fica a dica!!