03/12/2018 iGUi Ecologia 0Comment

Sabemos que a água é uma das substâncias mais abundantes do mundo e cobre aproximadamente três quartos da superfície do planeta. O que nem todo mundo sabe é que existem diversos tipos de água, três deles já foram abordados aqui: água destilada (https://www.iguiecologia.com/agua-destilada/), água poluída e água contaminada (https://www.iguiecologia.com/diferenca-agua-poluida-e-agua-contaminada/). Neste texto vamos falar sobre a água salgada, água doce e água salobra.Água Doce

A água doce não contém açúcar, como o próprio nome sugere, na verdade ela tem esse nome por que não é salgada. Pode ser encontrada em rios, lagos e lençóis freáticos. A sua cor e a quantidade de impurezas depende bastante da região onde é encontrada, podendo ser transparente em alguns locais e marrom em outros. O Brasil é um país rico em água doce por conta da grande quantidade de rios e lençóis freáticos existentes.

Água SalgadaA água salgada tem esse nome por que tem uma grande quantidade de sais, principalmente cloreto de sódio. Apesar de ser a mais abundante no planeta, essa água não é própria para consumo. É encontrada nos mares e oceanos e em algumas lagoas de água salgada. Em alguns países ocorre um processo chamado de dessalinização da água do mar onde o sal é retirado da água tornando-a apta ao consumo. Este processo ocorre especialmente em países onde há falta de água doce.

Água SalobraA água salobra é uma “mistura” de água salgada e água doce em termos de quantidade de sais minerais. Geralmente é encontrada em regiões onde os rios se encontram com o mar, como os mangues por exemplo. Essa água tem uma aparência turva e não pode ser consumida pelos seres humanos.