28/10/2022 iGUi Ecologia 0Comment

Um estudo publicado na revista Nature, investigou o efeito de paisagens sonoras urbanas (ruído de tráfego) versus naturais (cantos de pássaros) no humor, paranóia de estado e desempenho cognitivo, levantando a hipótese de que os cantos de pássaros levam a melhorias significativas nesses resultados.

Um objetivo adicional foi explorar o impacto diferencial da menor versus maior diversidade das paisagens sonoras, manipulando o número de diferentes sons típicos de tráfego ou cantos de diferentes espécies de aves dentro das respectivas paisagens sonoras.

Em um experimento online randomizado, N = 295 participantes foram expostos a uma das quatro condições por 6 minutos: ruído de tráfego baixo, ruído de tráfego alto, canto de pássaros baixo e paisagens sonoras de alta diversidade de canto de pássaros.

As paisagens sonoras de ruído de tráfego foram associadas a um aumento significativo na depressão. Em relação às condições do canto dos pássaros, a depressão diminuiu exclusivamente após a exposição à paisagem sonora de alta. A ansiedade e a paranóia diminuíram significativamente em ambas as condições de canto dos pássaros. Para a cognição, nenhum efeito foi observado.

Portanto, o estudo sugere que ouvir o canto dos pássaros independentemente da diversidade melhora a ansiedade, enquanto o ruído do trânsito, também independentemente da diversidade, está relacionado à maior depressividade.

Além disso, pela primeira vez, foram demonstrados efeitos benéficos de médio porte das paisagens sonoras do canto dos pássaros, reduzindo a paranóia. No geral, os resultados têm implicações interessantes para pesquisas futuras, como a manipulação ativa de paisagens sonoras em diferentes ambientes ou configurações (por exemplo, enfermarias psiquiátricas) e testar seu efeito em manifestações subclínicas ou mesmo clínicas de ansiedade e paranóia.

Portanto ouvir o canto dos pássaros faz bem para a saúde mental…. bora sair e apreciar os pássaros livres!!! Não vale aqueles nas gaiolas, pois lugar de pássaro é voando!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *