14/05/2015 iGUi Ecologia 15Comment

SOLO iGUi

SOLO

O produto SOLO utilizado pela iGUi para a desinfecção de água das piscinas foi descoberto através da associação da nanotecnologia (estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular)à área química, onde se chegou a um desinfetante em larga escala a partir de pequenos átomos. Seu principio ativo é o Hidrocloreto de PolihexametilenoGuanidina (PHMG) e caracteriza-se por ser uma substância capaz de destruir, neutralizar, impedir ou prevenir a ação de microrganismos vivos indesejáveis e nocivos a saúde do homem. Este princípio ativo é bem conhecido mundo a fora, estando catalogado na Comissão Reguladora da Comunidade Européia como um biocida para uso não somente em tratamento de água, mas na desinfecção de alimentos, áreas de saúde públicas e privadas e higiene veterinária. Contrariamente a outros agentes desinfetantes com base de cloro, o PHMG permite a sua utilização em superfícies de madeira, metálicas e plásticas, pois não é corrosivo nas concentrações de utilização.

A sua atuação é bastante rápida, comparativamente com outros produtos, bastando 5 minutos para eliminar grande parte das bactérias e 60 minutos para garantir uma desinfecção totalmente eficaz. Além disso, é uma substância que resiste a temperatura, é altamente solúvel em água, isento de odor e cor, sem efeitos corrosivos e não causa alergias. Seu tempo de ação é rápido, porém o PHMG fica ativo na água ou na superfície onde foi aplicado por vários dias.

Uma das grandes vantagens deste biocida é a sua alta eficiência a baixas concentrações. É utilizado diluído em água, em baixas concentrações, o que lhe confere uma toxicidade praticamente nula. O PHMG apresenta valores deConcentração Inibitória Mínima (MIC) bastante inferiores a outros princípios ativos utilizados no mercado, tanto na eliminação de algas como de microorganismos.

Outro fator de destaque neste desinfetante é a ausência de metais pesados, que contaminam todo um ecossistema e são prejudiciais aos organismos dos seres vivos, e derivados fenólicos (creolina, por exemplo), que contaminam os solos e são altamente tóxicos.

Vantagens deste produto:

  • Baixa Toxicidade;
  • Grande resistência à temperatura;
  • Amplo espectro de ação como biocida;
  • Altamente solúvel em água;
  • Isento de odor e cor;
  • Não mutagênico (Teste de Ames negativo, ensaio mais amplamente utilizado para avaliar amostras ambientais);
  • Sem efeitos corrosivos;
  • Não causa alergias;
  • Livres de metais pesados e Compostos Orgânicos Voláteis;

Veja o produto solo

15 thoughts on “Solo – Um produto para a desinfecção de água das piscinas

    1. Tenho uma piscina de vinil e estou utilizando o solo, porém, ela forma uma nata de gordura que adere nas bordas, sendo nescessario limpeza com detergente e esponja quase todos os dias e é extremamente pegajoso e muito díficil de remover… ninguém usa protetor em minha piscina, ela tem apenas 3 meses e ainda foi muito pouco usada, a agua está com zero de cloro. Alguem já passou por isso ou sabe como poderia resolver?

  1. Olá, gostaria de saber se é possível o uso em piscina inflável Mor 2600l é de minha filha de 6 anos e achei o produto muito interessante, desde já agradeço, obrigada

    1. O SOLO funciona muito bem em qualquer tipo de piscina que tenha sistema de filtração. Trata-se de um produto que depende muito deste processo físico para que tenha um bom desempenho na sua principal função (desinfecção).
      Por mais que simples, mas se existir nesta piscina um filtro que remova impurezas mais grosseiras, o uso se torna possível sim. Caso não haja uma maneira de filtrar esta água, o cloro deverá ser utilizado pelo menos 2 vezes por semana numa dosagem de 4gr/m3 algumas horas antes do uso, lembrando ainda que o nível de cloro livre deverá ser medido antes do banho para que se assegure uma água saudável (1,0 a 3,0ppm de cloro livre) e agradável para banho.

  2. Bom dia!

    Adquirimos em média 2 anos uma piscina da Igui com indicação para somente a utilização do SOLO somente, nos parece que a fórmula foi modificada e de um tempo para cá a nossa piscina nunca mais ficou limpa, fazemos todo o procedimento da forma indicada e a piscina continua verde, aguardamos retorno, obrigada!!

    1. O SOLO não teve a formulação modificada em momento algum após o lançamento. A única alteração que tivemos no produto até agora foi a embalagem.
      Numa piscina que esverdeia com muita frequência, alguns parâmetros muito importantes devem ser analisados para desta forma podermos detectar onde está o problema:
      -Qual o modelo ou volumetria da piscina?
      -Quantas vezes por semana esta água é filtrada? Quantas horas? Essas horas são intercaladas ou não? Em qual horário o timer liga?
      -Como é a aspiração desta piscina? Quantas vezes por semana é realizada a limpeza física?
      -O pH da água está sempre alto, principalmente após chuvas?
      -Há o uso do OXI BRILHO quando a piscina é muito utilizada e a água fica oleosa (matéria orgânica presente contribui para proliferação de bactérias)? O filtro é ligado por um tempo a mais quando há o uso intenso?
      -O filtro possui lâmpada UV? Qual a dosagem de SOLO aplicada por mês nesta piscina?
      Aguardo as respostas dos questionamentos acima para poder auxiliar no problema.

  3. Olá sou luciene de macaé comprei uma piscina igui em outubro de 2015 fiquei com alguns problemas pendentes e é as lojas de macaé fecharam e o sistema de dosagem automática de solo não esvazia o reservatório entre outros problemas não consigo comprar o solo o que faço? não sei se o sistema ultravioleta está funcionando tbm! lixar amanhã a borda da piscina e não deram polimento aí aí! não sei mais o que faço com a igui vcs tem uma resposta pra mim?

  4. Olá sou luciene nascimento fiquei aguardando um retorno da igui e até hoje não obtive resposta! essa que é a qualidade igui? como é que eu vou indicar vcs pra alguém? e o meu prejuízo?

  5. Produto muito bom, porém, é um monopólio, um preço absurdo. O produto tem que ser usado pelo menos uma vez por mês dependendo da intensidade de uso da piscina. Custava R$ 90,00 o litro e o de 3 litros R$250,00, agora que chegou o verão elevaram o preço absurdamente. Uma vergonha

  6. Estou usando cloro em uma piscina de fibra de 10mil lt . Quero mudar para o solo como devo proceder? Quanto devo esperar para aplicar o. Solo?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *