26/11/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Para muita gente só existem duas espécies de urubus, o de cabeça-preta e o urubu-rei. Mas essa semana, na sede da iGUi Ecologia, tivemos a visita de uma outra espécie de urubu, o Urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus).

A cabeça dele difere dos demais, a região do pescoço e a cabeça não têm penas e a pele é amarela, com a região da testa e da nuca avermelhadas. No topo da cabeça a coloração é azul-acinzentada. A íris dos olhos é vermelha, as pernas brancas e o bico da cor da pele.

Ao voar, viaja sozinho e raramente é encontrado em grupos. Como possui um olfato bem apurado ele chega rapidamente às carniças, porém, se chegar outras espécies de urubus, ele é afastado.

Segundo pesquisadores, ele é encontrado em diversas regiões do Brasil, mais comumente na região do Nordeste e da Amazônia, sendo ainda o urubu predominante das restingas do Rio de Janeiro.

Como estamos com dois filhotes de urubu no centro de reabilitação que comem inclusive as carnes mais “passadas”. Achamos que isso pode ter atraído essa ave. Pena que sua visita foi muito rápida, pois os filhotes devoraram a comida oferecida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *