30/10/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Você já imaginou um zoológico só de insetos? Na cidade de São Paulo tem e está localizado no Museu do Instituto Biológico, no bairro da Vila Mariana! Ele é licenciado pelo IBAMA e pela secretaria estadual do meio ambiente, responsáveis por toda a fauna do estado de São Paulo.

E, devido a pandemia, o zoológico colocou algumas informações muito interessantes no site: https://planetainseto.com.br/

Nessa página você pode ter acesso a informações de diversos insetos, alguns muito curiosos outros até assustadores, como a barata-de-Madagascar e a barata-cabeça-da-morte, no qual você pode aprender como são os ciclos biológicos, onde vivem, como se alimentam e até como se deslocam. Por exemplo a barata-cabeça-da-morte não voa, mas costuma a saltar e planar quando manuseada. A rainha da saúva-limão vive até 6 anos na natureza e 20 anos em laboratório, mas os operários vivem somente de 4 a 5 meses!

Além disso, apresentam alguns insetos de importância médica, como os mosquitos transmissores de doenças. Você sabia que os ovos do mosquito da dengue são muito resistentes, que são viáveis até um ano sem contato com a água? Diferente do pernilongo comum que ressecam sem a água, tornando-se inviáveis.

Outro setor do zoológico que merece destaque é a tecnologia sustentável, que é o desenvolvimento de tecnologias economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas para o controle de pragas agrícolas. Deste modo é utilizado o controle biológico, que consiste em utilizar inimigos naturais para diminuir a população de uma praga, como por exemplo na agricultura, tornando-a mais saudável e sustentável.

Confira todas as informações que o site pode te oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *