08/06/2016 iGUi Ecologia 0Comment

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado em 8 de Junho, a data foi criada em 1992 durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento que ocorreu no Rio de Janeiro). A data é celebrada desde 1992, no entanto a ONU (Organização das Nações Unidas) apenas oficializou a comemoração em 2008. Essa data tem como objetivo fazer um tributo aos oceanos, a todos os produtos que eles fornecem e ao meio de comunicação global que eles representam. Anualmente, o Dia Mundial dos Oceanos apresenta um tema diferente. Em 2016, o tema escolhido para celebrar esta data é: “Oceanos saudáveis, planeta saudável”.

dia-mundial-oceanosApesar da amplitude dos oceanos, sua capacidade de superar os danos causados pelas atividades humanas é limitada, comprometendo sua habilidade de cooperar para o desenvolvimento sustentável. Duas de cada cinco pessoas vivem perto do mar e três entre cada sete dependem de recursos marinhos ou costeiros para sobreviver. Os oceanos também ajudam a regular o clima, processar nutrientes através de ciclos naturais e fornecer uma ampla gama de serviços, incluindo recursos naturais, alimentos e empregos que beneficiam milhões de pessoas.

As ameaças crescentes da mudança climática, no entanto, impõem desafios para a saúde e produtividade, especialmente pelo fato dos oceanos absorveram uma grande quantidade das emissões de gás de efeito estufa e, como resultado, tornam-se mais ácidos. Além disso, o lixo crescente sendo despejado diariamente afetando toda a biota presente.

A ciência é clara: os humanos já causaram mudanças nos sistemas de clima que estão relacionados ao aquecimento dos oceanos, refletidos no aumento do nível dos mares, com efeitos devastadores para comunidades, especialmente em Estados insulares. De acordo com a revista TIME os 10 anos que teremos pela frente irão definir os próximos 10.000 anos!Cavalo marinho

O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos. É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

A iGUi ecologia participa ativamente em defesa dos oceanos, leiam nossas matérias sobre a expedição do Atol das Rocas (http://bwvet.com.br/site/?page_id=2094 , http://bwvet.com.br/site/?page_id=390 ), nossas pesquisas científicas relacionadas ao oceano e seus seres vivos (http://www.iguiecologia.com/programa-cientifico/ )! Apoiamos também iniciativas, como o curso de introdução a biologia marinha (http://www.iguiecologia.com/parcerias/ )

Preservar o planeta Terra são atitudes que temos que fazer todos os dias de nossas vidas, a começar por reciclar o lixo, não jogar lixo nas ruas, não jogar lixo nos rios, nos mares e nas areias das praias, principalmente…