22/08/2016 iGUi Ecologia 1Comment

Sabemos que a água doce é escassa no planeta: apesar de 70% do planeta ser coberto de água, apenas 3% dela no planeta é de água doce. Desses 3%, 70% encontram-se em geleiras, 29% em aquíferos (alguns sem fácil acesso), 0,9% em outras composições e apenas 0,3% em rios e lagos. A ONU estima que 1 bilhão de pessoas no mundo não tem um abastecimento de água suficiente. As principais causas desse abastecimento inadequado são:

Distribuição desigual: as reservas de água doce estão distribuídas desigualmente. No Brasil por exemplo, a maior reserva de água doce está localizada na região norte. Para agravar essa situação a maior parte da população do país está concentrada na região sudeste.

Aumento do consumo: junto com o aumento da população, há o aumento do consumo tanto da água quanto de produtos que usam água na sua produção. Embora a água tenha a capacidade de renovação cíclica, o aumento do consumo pode ser maior do que a capacidade de renovação.

Degradação dos recursos naturais: a poluição dos rios e mananciais por diferentes atividades humanas (agricultura, esgoto, poluição das indústrias) reduzem ainda mais a quantidade de água doce disponível. Além disso, a degradação de áreas próximas aos rios e lençóis freáticos também afetam o tamanho dos rios e o ciclo da água.

Além dessas causas citadas acima ainda há problemas com desperdício de água. Vazamentos e uso não consciente contribuem, e muito, para a escassez de água no mundo. Portanto, além de cobrar soluções dos governos para os problemas citados acima, também podemos fazer nossa parte com uso consciente da água.

E você faz a sua parte?