A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é o maior felino do continente americano e o 3º maior do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. Ela tem esse nome por que possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos. Também pode acontecer uma variação melânica em que no lugar da pelagem amarelo dourado ela possui a pelagem preta e observando-se atentamente, as rosetas também são visíveis. Podendo pesar até 158 kg e medir até 1,85 de comprimento, esse felino de grande porte é um importante predador e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar. Suas presas naturais são animais silvestres como capivaras, jacarés, veados e tatus. Porém podem se alimentar de animais domésticos e por isso são perseguidas. Tem uma mordida poderosa, considerada a mais forte entre os felinos. Isso permite que ela fure a carapaça dura de tartarugas e consegue matar suas presas mordendo diretamente o crânio da presa.

onça pintada pretaSeu habitat compreende desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina mas está extinta em várias partes dessa região. Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite. A onça-pintada está associada à presença de água e é um felino que nada muito bem. A área de vida, ou seja, a área necessária para um indivíduo sobreviver, pode ter mais de 100 km², com os machos tendo territórios englobando o de duas ou três fêmeas.

Durante a época do acasalamento, a onça-pintada, que é um animal solitário, procura um par. A gestação dura cerca de 100 dias e pode ocorrer o nascimento de até 2 filhotes. Os bebês nascem cegos e enxergam somente após duas semanas de vida, o que os torna totalmente dependentes da mãe. Até os 3 meses de vida a mãe ensina os filhotes a caçar e se proteger e após esse período, os filhotes vivem sozinhos.

A atividade agropecuária, principalmente devido a destruição de áreas de floresta e à caça predatória realizada ao alegado prejuízo econômico causado às criações de animais domésticos fazem com que as populações venham sendo severamente reduzidas.

Vídeo mostrando a onça-pintada nadando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *