31/12/2017 iGUi Ecologia 0Comment

Como sabemos, a água é um bem natural precioso, embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, devemos lembrar que mais de 97% desta água é salgada, ou seja, não podemos beber. Existe tecnologia para retirar o sal da água do mar, mas para aplicar os custos são enormes. Dos 3% restantes, 2,2% estão na forma de gelo nos polos Norte e Sul, 0,6% estão embaixo da camada superficial do solo, 0,1% estão na atmosfera e somente 0,1% estão disponíveis nos rios e lagos do planeta. Especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para o consumo e higiene. Porém, no Brasil, o consumo chega a ultrapassar 200 litros diários. A nossa atitude em relação à água deve ser de preservar e conservar sua quantidade e qualidade. A água está presente em nosso dia a dia de diversas formas assim, se faltar água, com certeza nossa vida ficará mais difícil.

Dicas para economizar Água

  • Tome banhos rápidos. Cinco minutos a menos no banho significam uma economia de 45 litros de água. Enquanto você se ensaboa, feche a torneira.
  • Feche a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes. Uma torneira aberta direto por 5 minutos consome 80 litros de água
  • Não jogue nenhum tipo de lixo no vaso sanitário e acione a descarga somente quando necessário.
  • Lave o carro uma vez por mês com balde e pano, ao invés da mangueira. O gasto será de apenas 40 litros de água.
  • Utilize a vassoura para varrer o quintal e não a mangueira.
  • Quando for lavar a louça, limpe os restos dos pratos e panelas e jogue no lixo. Ensaboe a louça toda e só depois enxágue. Se tiver máquina de lavar utilize-a pois ela consome menos água do que a torneira.
  • Verifique periodicamente se há vazamentos em sua casa e conserte-os.
  • Deixe acumular a roupa para lavar, seja na máquina ou no tanque.
  • Use a mangueira só o necessário ao lavar calçadas ou regar as plantas. Molhe as plantas pela manhã ou no final da tarde para evitar a perda de água por evaporação.
  • Utilize redutores de vazão e arejadores nas torneiras. Com eles você economiza até 25% do seu do consumo de água.
  • Mantenha as torneiras, descargas e encanamentos sempre em ordem. Vazamentos, descargas e torneiras que não fecham direito desperdiçam muita água.om atitudes simples estaremos preservando e conservando nossa água, garantindo o conforto e utilidade que ela nos proporciona.

Fique atento para um 2018 mais econômico e sem desperdício! Água é fundamental para a nossa existência.