22/10/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Muitos países já passaram por vários períodos de secas, semelhantes ao que o Brasil está passando. Mas com políticas públicas, realizadas por técnicos especializados na área, conseguiram reverter essa situação.

As ações desses países podem servir de exemplo ao Brasil, que desde 2013, com a pior seca dos últimos 50 anos, continua vivenciando essa problemática.

Vamos ver alguns exemplos:

 A Austrália, entre 1997 e 2009 teve o mais severo período de seca registrado, além de um aumento de temperatura que bateu vários recordes.

Austrália

Pois bem, o país investiu pesado em infraestrutura, cerca de R$ 6 bilhões. Um dos projetos foi a reutilização das águas residuais, pois após tratamento essa água retorna as residências e é utilizada na limpeza das casas, lavagem de roupas e em outras atividades em que não há a necessidade de utilização de água potável. Além disso, várias usinas de dessalinização foram construídas, tornando a água do mar em água potável.

Na China, o risco de seca se aplica na região norte e nordeste do país. Deste modo, os vasos sanitários, pias e mictórios foram determinados pelo seu grau de eficiência, ou seja, incentivados aqueles que utilizam menos água. Além disso, algumas cidades construíram cisternas, sendo que ao todo existem 83 mil delas distribuídas pelo país, além de reservatórios de médio e grande porte.

China

Nos Estados Unidos, no estado da California, a solução, dentre outras, foi no bolso do consumidor aumentando as tarifas de água, multas de US$ 500 por dia a quem for flagrado desperdiçando água potável para lavar calçadas ou lavar carros, remoção de paisagismo que exija aumento de consumo em casas, centros comerciais e campos de golfe, e substituição por grama resistente à seca. Além disso, eles utilizam água de poço para uso humano e reciclagem de água para irrigação e descargas sanitárias.

No Japão, ocorre a captação de água de chuva e reaproveitamento da água residual. País conhecido pela sua avançada tecnologia, desenvolveu mecanismos para que as torneiras, chuveiros e vasos sanitários diminuíssem a utilização de água.

Em Israel, 91% do esgoto é coletado e 80% dele é tratado e reutilizado para a agricultura na parte Sul de Israel (totalizando 525 milhões de m³ ao ano). Além disso existem usinas de dessalinização que geram mais de 100 milhões de m³ de água ao ano e abastecem 70% do consumo doméstico.

Cingapura tem economia com estratégia hídrica e uso do esgoto reciclado que atende 40% da demanda

Cingapura é considerado um dos países mais eficientes no reaproveitamento de água, graças ao imponente sistema de coleta de água de chuva, usinas de dessalinização, combate a vazamentos além de muita educação para conscientizar a população. Todo o esgoto do país é tratado e reutilizado.

Você sabe quais medidas em relação a água a sua cidade desenvolve? Se não sabe, procure saber!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *