18/10/2021 iGUi Ecologia 0Comment

O córrego do Sapateiro, também conhecido como cortume ou matadouro, possui aproximadamente 6.6 quilômetros de extensão e localiza-se majoritariamente nos bairros do Ibirapuera, Vila Clementino, Vila Mariana e Itaim bibi na cidade de São Paulo.

Mas você deve estar se perguntando, um córrego com nascente dentro da cidade de São Paulo? A resposta é sim!

O córrego do Sapateiro tem suas nascentes na esquina entre as ruas Doutor Mario Cardim e Rio Grande, e próximo à esquina entre as ruas Botucatu e Marselhesa. Seus dois braços se unem nessas proximidades e atravessa as avenidas Ibirapuera e 23 de Maio, alimentando os três lagos do Parque do Ibirapuera. Após esse percurso desce a Avenida Juscelino Kubitschek para desaguar no Rio Pinheiros.

Córrego do Sapateiro – Parque do Ibirapuera – São Paulo, SP, Brasil. | crédito foto: Mapio.net

Em 1916, havia um matadouro próximo ao córrego, que recebia os resíduos de gado e de couro. Na época era conhecido com rio vermelho devido a grande quantidade de sangue vindo do abatedouro.

Na década de 60 ele foi canalizado, pois o bairro começara a crescer, preservando apenas, e até hoje, o trecho do Parque do Ibirapuera. Com a construção Avenida Juscelino Kubitschek, todos os cursos d’água foram ocultados fazendo com que o despejo clandestino de esgoto ocorresse, principalmente próximo à favela da Rua Dr. Mario Cardim.

No aniversário do bairro neste ano, a nascente ganhou um paisagismo, portões e recuperação do piso de paralelepípedo. Foram instalados paralelepípedos intertravados, blocos de cimento com pequenas saliências que impedem que eles se encostem e bloqueiem a passagem da água para o solo e inserção de areia no vão entre eles garantindo proteção ao mesmo tempo em que mantém a permeabilidade.

Se você é mora na cidade de São Paulo vá conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *