30/06/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Vamos conhecer hoje o animal que produz um material mais resistente do que o aço!! E ele é bem pequeno…

É a Aranha da casca de árvore de Darwin, Caerostris darwini, descoberta em 2009, em Madagascar no Parque Nacional Andasibe-Mantadia, como a espécie de aranha que fabrica uma das maiores teias do mundo. Ela produz as teias em formato circular com fios interconectados, variando de 900 a 28.000 centímetros quadrados. Sendo que o mais impressionante é que elas conseguem tecer suas teias de uma ponta a outra de um rio com 25 metros de largura.

Mas como isso é possível? A fêmea primeiramente libera uma teia continua e como ela é extremamente leve o vento se encarrega de levá-la para a outra parte do rio, formando uma ponte. Mas, de tempo em tempo, ela junta os fios para que eles não se direcionem para o lado errado. E, depois disso, a aranha constrói sua teia esférica podendo alcanças até 2 metros de diâmetro.

Mas, se alguma der errado e ela desmancha tudo, recolhe a teia e se alimenta dela! Em seguida, recomeça tudo de novo…

Bom, depois que a teia já está pronta, o que ela faz? A estratégia dela é bem simples, sentar e esperar a presa cair na armadilha… Mas o mais impressionante de tudo o que você leu, é que essa aranha é do tamanho da unha do seu polegar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *