12/05/2020 iGUi Ecologia 0Comment

O cachorro de água, cão de água português, cão d’água português ou cão d’água Algarvio é uma raça de cães criada originária do Algarve, em Portugal. Essa raça de cães tem uma ancestralidade antiga. A primeira descrição escrita do cão de água português é datada de 1297, em um relato de um monge sobre um marinheiro que estava a deriva no mar e foi trazido para a praia por um cão, cuja características “pelagem preta de pelo áspero, cortado na primeira costela e com um topete na ponta do rabo” é bem semelhante a raça.

Essa raça de cão tem esse nome pelo fato desses cães ajudarem os pescadores em suas atividades e como guarda. Na pesca eles ficavam nos barcos com os pescadores agrupando os peixes em redes, mergulhava e resgatava equipamentos ou redes quebradas. Atuavam também como mensageiros entre um navio e outro.

Para isso os cães deveriam ser excelentes nadadores, capazes de mergulhar na água para impedir a fuga de peixes nas redes, fato que os fizeram ser considerados como marinheiros nas embarcações. Recentemente essa raça tornou-se muito famosa por ser o cão do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama!

Mas ajuda com pescadores também é relatado entre os golfinhos que recebem bonificação. No Brasil na região de Laguna, em Santa Catarina, os pescadores possuem uma tradição com os golfinhos que é passada de pai para filho. Os pescadores pescam em uma região onde a visibilidade da água não é boa, pois é “barrenta” tornando difícil a visualização dos cardumes e é nessa hora que os golfinhos ajudam, pois possuem uma ótima ecolocalização, independente se a água é transparente ou não.

Os pescadores ficam à espera dos animais, que são aproximadamente 20 indivíduos, e quando eles dão o sinal (usando a cabeça ou com movimentos das nadadeiras), os pescadores começam a pescar, ajudando uma comunidade de 200 pessoas que vivem dessa pesca. Uma ajuda mútua, os pescadores cuidam dos animais e os animais ajudam os pescadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *