16/03/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Dando continuação aos animais da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, sede da iGUi Ecologia, vamos mostrar o macaco/sagui encontrado na região. Em sites especializados como o do ICMBio esses animais, que vamos descrever, são encontrados somente no interior do Brasil, mas precisamente no cerrado central, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e norte de São Paulo, mas encontramos por aqui também devido a introduções feitas pelo homem.

Falaremos do sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata)! Ele tem coloração escura na cabeça com uma mancha branca na testa, são super adaptáveis e habitam áreas de florestas que já tiveram intervenção humana. Alimentam-se de frutas, insetos, flores, folhas e pequenos animais, além de goma de algumas plantas. Vivem em bandos de 4-15 indivíduos e os casais são fiéis a vida toda, com tempo de gestação de 150 dias. Em cativeiro, vivem até 15 anos e pesam cerca de 300 a 450 gramas. Seus maiores predadores são as aves de rapina, irara, entre outros.

De acordo com a IUCN estão classificados como menos preocupante, porém as principais ameaças são: incêndio, agricultura, pecuária, desmatamento e aumento da matriz rodoviária. Estima-se que existam mais de 10.000 indivíduos remanescentes.

Esses animais também sofrem com o tráfico de animais silvestres, morrendo muitos indivíduos. Portanto não comprem animais silvestres sem as devidas licenças pois eles são provenientes do tráfico e comprando você estimula ainda mais essa prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *