11/09/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Carbono azul é o termo para o carbono capturado pelos ecossistemas costeiros e oceânicos do mundo.
Quando mencionamos carbono a primeira imagem que vem em nossa mente é a fumaça cinzenta saindo de um carro ou de uma indústria. Mas hoje vamos falar sobre o carbono azul. Ele tem um efeito muito significativo em nosso dia a dia e é armazenado no maior sistema de água do nosso planeta.

O carbono azul é simplesmente o termo para o carbono capturado pelos oceanos e ecossistemas costeiros no mundo. Nossos oceanos e ecossistemas costeiros são responsáveis por reduzir o impacto dos gases do efeito estufa em nossa atmosfera, absorvendo esse carbono prejudicial, o dióxido de carbono em um ritmo acelerado e podem fazer isso por milhões de anos. Isso é devido as algas, manguezais, pântanos salgados, que atuam como sumidouros de carbono. Ou seja, um reservatório natural que absorve mais carbono do que libera e, portanto, reduz a concentração de CO2 da atmosfera.

A maior parte do carbono absorvido por esses ecossistemas é armazenado abaixo do solo, onde não podemos vê-lo, mas ainda está lá. O carbono encontrado no solo costeiro costuma ter milhares de anos!

Portanto o papel fundamental do carbono azul é o da conservação do ambiente costeiro e oceânico, pois quando esses sistemas sofrem alguma interferência uma quantidade muito grande de carbono é emitida de volta para atmosfera. Por isso, devemos sempre conservar, preservar e proteger os ambientes costeiros como já destacamos aqui por muitas vezes…

Quanto menos gases de efeito estufa são emitidos, menos poluição é criada. Pense nisso….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *