25/05/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Na região amazônica, o clima é considerado equatorial úmido, marcado por elevadas temperaturas o ano todo, bem como grande quantidade de chuvas. As temperaturas máximas variam entre 30°C a 33°C (podendo chegar a mais!) e as temperaturas mínimas, em torno de 22°C e 23°c, com a umidade variando entre 79% e 87%. As chuvas são frequentes e podem ser consideradas fortes ou simplesmente garoas.

Para as pessoas que vivem na região os meses considerados verão, ou seja, os mais quentes são setembro e outubro e os mais frios são de janeiro a abril. Deste modo, o verão é representado pelos meses de junho a novembro e o inverno de dezembro a maio, no qual as chuvas são mais constantes.

Isso se deve por conta das chuvas, pois a sensação térmica é menor aos demais períodos do ano, junto com uma leve redução na temperatura. Neste período a região está sob forte influência de uma zona de convergência de umidade, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos, no sentido de transferir calor e umidade (dos oceanos). É uma região de baixa pressão e é a principal fonte de precipitação nos trópicos.

Abaixo algumas leituras complementares sobre o tema:

Hamza, o misterioso “rio” que flui sob a Amazônia

Rios da Amazônia

Rios voadores da Amazônia