24/03/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje vamos abordar uma ave bem interessante…. o colhereiro. Colhereiro – A ave aquática rosa O colhereiro é uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidae, seu nome científico (Platalea ajaja) significa: do (latim) platalea = bico em forma de colher (origem do grego platea = largo); e do (tupi) ayayá ou ajajá Colhereiro rosado, ou seja, ave rosada com bico em forma de colher.

Essa ave pesa 1,150 a 1,4 Kg e mede entre 68,5 e 86,5 centímetros de comprimento. A coloração das penas da ave é rosa sendo em algumas partes mais fortes do que outras, pois o pescoço, peito e a parte superior são mais claros. Mas o que mais chama atenção é o bico, com formato de uma colher. Para se alimentar ele passa o bico, em formato de colher na lâmina d’água e captura o alimento! Vejam o vídeo….

Pela IUCN esta ave está listada como pouco preocupante e é considerada um indicador de qualidade ambiental. Porém, fotografada na região dos lagos no Rio de Janeiro, a espécie vive relativamente bem… porém a quantidade de lixo encontrado em seus habitat é entristecedor. Vamos torcer para que essa ave permaneça por mais tempo na natureza!