07/01/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Os números são impressionantes, pois são mensurados em toneladas. Para se ter uma ideia um Elefante-da-savana pesa 6 toneladas e tem 3,3 metros de altura. Numa estimativa realizada por uma simples consulta na internet fizemos uma tabela para mostrar a proporção de lixo encontrado após as festas de ano novo em algumas cidades do Brasil e ao redor do mundo. E, ainda comparamos a quantidade recolhida com o animal acima citado para que possamos ter uma ideia da proporção do desastre.

tabela quantidade de lixo

São montanhas de elefantes de lixo! E, se ele não tiver uma destinação certa, ele vai parar no mar. Mas lembre-se estamos nos referindo a somente 1 dia do ano! O primeiro do ano e o primeiro de uma década que implora por mudanças.

Dizer que isso é falta de educação é sem dúvida a conclusão mais sábia. Porém, não quer dizer que essa falta de educação esteja vinculada a pessoas de baixa renda, muito pelo contrário. Nesse quesito não há diferença, a falta de educação vem de todas as classes sociais. Não há uma educação ambiental presente no dia a dia das pessoas. Não tem na escola, não tem em casa, não tem no ambiente de trabalho…. mas a informação está disponível, as pessoas estão vivenciando um período em que é normal viver em um ambiente sujo e estão se acomodando. É estranho falar, mas estão achando natural ir à praia cercado de lixo ao redor, de jogar a latinha de refrigerante/cerveja no mato ou na rua ao invés de guardar e dar uma destinação correta. lixo na timesquare

Enquanto isso, o lixo está bloqueando bueiros causando enchentes no período de chuvas, matando animais marinhos que os ingerem confundindo-se com alimentos criando mais focos de reprodução do mosquito da dengue, entre tantas outras coisas mais…

E a pergunta que sobra é: o que fazer para mudar? Porque não é somente no Brasil, mas sim no mundo todo. Não há uma preocupação com o meio ambiente, apenas poucas pessoas realmente se comprometem a mudar os hábitos diários em prol de um ambiente mais saudável.

Comece diferente… comece o ano fazendo a diferença em casa, no ambiente de trabalho, na escola e no meio ambiente.