30/12/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Nos noticiários sempre escutamos, quando o assunto é previsão do tempo, a quantidade de chuva que cai em um determinado período de tempo. Em muitos casos não conseguimos entender se é muito ou se é pouco…

Então vamos entender como esse sistema métrico funciona, que é apenas um cálculo matemático!

Para fazer essa medição é necessário um aparelho chamado pluviômetro, que tem como função a medição em mm (milímetros), a altura da lâmina de água provocada pela chuva em uma área de 1 m2.

Bom vamos lá… 1 mm é 1/10 de centímetros, ou seja 0,1cm. Portanto ao dizer que em uma região choveu, por exemplo, 100mm (ou 10cm) significa dizer que em uma área de 1m2 a lâmina de água formada possui uma altura de 100mm (ou 10cm).

Mas quanto é essa medida em volume? Esse valor calculado de acordo com a fórmula:  Volume = base x altura. Para isso, todos os parâmetros devem estar classificados na mesma grandeza, ou seja, ou em milímetros, ou em centímetros ou em metros. Deste modo, com os mesmos dados acima vamos ter: V=0,1X1 que seria V=0,1m3.

Lembrando que 1m3 é 1000L, teríamos 100L. Ou seja que para cada metro quadrado daquela região, em um determinado período de tempo, choveu 100 litros de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *