03/12/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Atualmente está ocorrendo na Espanha a COP 25, no qual 200 países fazem parte. O evento adotou o Slogan Time for Action, ou seja, hora de agir! A COP significa “Conferência das Partes” realizada por países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A convenção é um tratado internacional com objetivo de lidar com o aquecimento global e ela acontece anualmente.

Por mais que o assunto seja abordado incansavelmente, muito pouca coisa mudou em relação ao aquecimento global, as emissões de gases causadores do efeito estufa continuam subindo e o principal desafio dessa conferência é acelerar o combate as mudanças climáticas.

Segundo cientistas a próxima década será um divisor de águas para evitar uma catástrofe global, pois o mundo está em média 1,1ºC mais quente acima do normal. Para que isso seja evitado as metas estabelecidas no Acordo de Paris devem ser mais rígidas. O Acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC – sigla em inglês de United Nations Framework Convention on Climate Change), que rege medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa, dentre eles, o dióxido de carbono (CO2), com previsão de entrada em vigor a partir de 2020. O acordo foi negociado durante a COP-21 e aprovado em 12 de dezembro 2015.

Os compromissos assumidos são voluntários, pois a ONU não tem meios que obriguem os países cumprirem as promessas assumidas. A COP 25 é a última conferência do clima antes da década de 2020 e restam dúvidas de como vamos fazer uma energia limpa e, mais ainda, como vamos pagar por ela.