13/07/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Deserto de sal Deserto de sal ou salar (em espanhol) é um lago que pode ser temporário, onde são depositados alguns sedimentos, transportados pelos rios, como cloretos, sulfatos, nitratos, boratos etc.). Os sais se formam através da precipitação, ou seja, formação de um sólido durante uma reação química e o sólido formado é chamado de precipitado. O precipitado é uma substância que se separa de uma solução, formando uma fase sólida que ocorre com a supersaturação de uma substância em particular na solução, ou seja a solução supersaturada é instável e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite ocasionando a formação sólida dos sais.

O deserto de sal é uma planície coberta por sal devido ao ressecamento, pela forte evaporação, de lagos no deserto, como é o caso do Salar de Uyuni, na Bolívia, considerado o maior deserto de sal do mundo. O deserto de sal na Bolívia tem origem no surgimento de diversos lagos salgados a Deserto de sal milhares de anos atrás devido ao levantamento da Cordilheira dos Andes e os deixavam cercados por cadeias montanhosas fazendo com que a água não tivesse por onde escorrer. Quando estes lagos secaram, deram origem ao deserto de sal de Uyuni e o de Coipasa.

O lindo Salar de Pedernales é um grande salar na região de Atacama, no Chile. Um pequeno lago ainda existe no salar e fornece um habitat para pássaros como o flamingo andino.