10/07/2020 iGUi Ecologia 0Comment

O flamingo é uma ave pertencente à família Phoenicopteridae. Seu nome científico significa: do (grego) phoinikopteros = que possui as asas vermelhas e do (latim) ruber = vermelho. São aves altas com pernas compridas, medindo de 102 a 122cm de comprimento. As asas são grandes e as pernas e o pescoço são longos, com as penas e os pés com coloração rósea.

A coloração rósea é devido a alimentação (plâncton, algas, insetos, larvas, crustáceos e pequenos moluscos) dessas aves que se baseia principalmente de alimentos ricos em carotenóides. Os carotenoides são importantes pigmentos lipossolúveis (o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo substância se dissolve em substâncias orgânicas, sendo absorvida pelo organismo) responsáveis pelas cores laranja, amarela e vermelha presentes em bactérias, algas, fungos e vegetais.

A alimentação é realizada através da filtragem da água. Ele coloca seu bico na água, sugando-a e passando de um lado para outro filtrando e segurando o alimento com a língua.

Na América está presente desde o norte do continente americano e Antilhas até o Pará e Amapá, no Brasil, mas só se reproduz no Amapá.

Olhe para o céu e admire as aves da sua região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *