22/04/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje, dia 22 de Abril é comemorado o dia Internacional do Planeta Terra! Para saber o motivo dessa comemoração vamos voltar um pouquinho no tempo. No ano de 1970, quando vários protestos com temas ecológicos ocorreram nos Estados Unidos o então senador e ativista Gaylord Nelson, liderou uma passeata para pressionar o governo sobre as questões ambientais, tão pouco discutidas na época.

Tudo começou quando o senador reuniu comunidades educacionais, instituições e pessoas da comunidade em geral para uma grande passeata, onde ocorriam discursos que alertavam sobre: poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa! Este dia se tornou um marco histórico e reuniu em torno de 20 milhões de pessoas, e o mais impressionante é que todas estavam reunidas em prol ao Planeta Terra.

Após essa grande passeata, o principal objetivo foi atingido, criou-se um órgão responsável pelos assuntos ambientais chamado de “Agência de Proteção Ambiental” (Environmentak Protection Agengy). Após esse movimento foram realizados muitos encontros, conferências e debates sobre as questões ambientais, como por exemplo a Conferência de Estocolmo. No entanto, esta data começou a ser comemorada somente a partir de 2009, quando a ONU decretou o dia 22 de Abril como o Dia Internacional da Mãe Terra.

Você sabia que existe uma Carta para a Terra? Tal documento foi elaborado no evento ambiental RIO-92, e essa carta propõem alguns princípios bem legais para a conservação e preservação do meio ambiente. (baixe aqui o pdf na íntegra).

Comemorar este dia nos traz a oportunidade para discutirmos ações de melhorias para o meio ambiente e sensibilizar a população sobre a importância de conservar o Planeta Terra, infelizmente nos lembra o tanto que o homem está degradando nosso próprio “lar”.

O planeta Terra é um sistema formado por milhões de organismo vivos, e os estudos mostram que a existência da vida é a principal característica que diferencia o planeta terra de outros planetas do sistema solar. A Terra faz parte do sistema solar, e é o terceiro planeta mais perto do Sol. Para a ciência, o surgimento do planeta, assim como do Universo, ocorreu há bilhões de anos atrás com o “Big Bang”, a teroria da explosão cósmica. Para saber mais sobre essa teoria entre no site da NASA: https://spaceplace.nasa.gov/big-bang/en/.

Podemos dizer que o planeta Terra é fascinante pela quantidade de organismos vivos e de matérias orgânicas essenciais para a sobrevivência desses organismos. Sua composição e localização no sistema solar é privilegiada em relação aos outros planetas, e com isso facilita a existência da vida, aqui vão alguns fatores que interferem diretamente nesta existência a:

  1. A proximidade da Terra com o sol, isso faz com que tenhamos temperaturas favoráveis para o surgimento da vida, e principalmente por manter a água em estado líquido na maior parte do planeta.
  2. A abundância de água no estado líquido.
  3. A presença de nosso campo magnético, que desvia os chamados ventos solares que poderiam “arrancar” nossa atmosfera.
  4. Nossa atmosfera, que gera pressão suficiente para seres como nós existirmos. Nenhum outro corpo celeste no sistema solar possui estas características!!

Alguns estudos mostram que os planetas Vênus e Marte tiveram, em um passado bem distante, algumas destas características, porém atualmente, nenhum dos dois planetas apresentam boas condições para o surgimento de vida.

O que acham de refletir sobre o que podemos fazer para conservar a vida nesse Planeta magnífico que é a Terra? A vida só será preservada se o respeito e o cuidado ao planeta fizerem parte do nosso dia a dia. Para comemorar o dia de hoje, que tal começar a praticar um hábito novo e conversar com alguém sobre a conservação do Planeta Terra?

Você pode começar por alguns desses novos hábitos: realizar a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis, deixar de comprar coisas desnecessárias, diminuir o uso de energia elétrica, diminuir o tempo do banho, diminuir o uso desnecessário da água, não usar copo descartável e principalmente canudos plásticos, plantar uma árvore e se aprofundar nas questões ambientais da sua cidade.
Vamos comemorar juntos a conservação e preservação do nosso lar! Viva o Planeta Terra, viva a vida consciente!