05/06/2019 iGUi Ecologia 0Comment

HOJE, NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VAMOS COMBATER A POLUIÇÃO DO AR?

Desde a década de 70 os assuntos ambientais vem sendo discutidos com cada vez mais relevância, devido ao aumento da degradação ambiental. Todos os anos a ONU Meio Ambiente, escolhe um tema para ser amplamente discutido, e este ano o escolhido foi: “COMO COMBATER A POLUIÇÃO DO AR”.

Hoje, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, portanto os ambientalistas, organizações ambientais, estudiosos e todos os interessados em um meio ambiente melhor, estarão discutindo sobre o assunto!! Nós não faremos diferente, vamos falar sobre a poluição do ar.

Você sabia que a quantidade de poluição que nós respiramos depende de vários fatores, como o horário do dia e o clima? Inclusive uma poluição local pode viajar longas distancias e atravessar continentes dependendo dos padrões climáticos? Pois é, a poluição local pode ser àquela advinda da hora do “rush”, àquela hora de grande movimentação de veículos na mesma via e no mesmo horário, e infelizmente ninguém está a salvo desta poluição com uma série de substâncias, incluindo dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, óxido de nitrogênio, ozônio troposférico, material particulado fino, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos e chumbo e o pior: todas elas causam grandes danos à saúde humana!!!

Além desse tipo de poluição, são definidas outras formas, como por exemplo: poluição industrial, domestica, transporte, resíduos, e até mesmo poluição das erupções vulcânicas, tempestades de areia e outros processos naturais. Por incrível que pareça, as tempestades de areia e poeira são muito preocupantes, pois suas partículas são muito finas e podem viajar por milhares de quilômetros, podendo carregar substâncias nocivas, causando problemas de respiração na humanidade.

Vou explicar sobre cada tipo de poluição:

  • A poluição industrial tem um grande peso sobre o meio ambiente, e uma das maiores fontes de poluição industrial é a produção de energia!! Infelizmente, o avanço das tecnologias começou por um caminho não tão saudável, pois as usinas termoelétricas são movidas a carvão, esse processo é bem poluente! Além disso, os processos industriais e o uso de solventes nas indústrias de químicos e minerais, processos de refinaria entre outros processos industriais causam muita poluição do ar, mas ainda bem que com o aumento sobre a discussão da qualidade do ar vem aumentando, pois somente assim que surgem as políticas e programas que visam aumentar a eficiência energética e a produção de fontes renováveis de energia no mundo! O surgimento das fontes renováveis de energia é muito positivo para a qualidade do ar, visto que a produção se torna mais limpa, com maior eficiência energética e assim controla a poluição industrial!!
  • A poluição doméstica é causada principalmente pela queima interna de combustíveis fósseis, como querosene, carvão mineral e gás natural, além da madeira e outros combustíveis de biomassa, que são utilizados para cozinhar, aquecer e iluminar as residências. Você sabia que em torno de 3 bilhões de pessoas ainda utilizam combustíveis sólidos e fogueiras para a cozinhar, aquecer e iluminar as residências?
  • O setor de transporte representa quase um quarto das emissões de dióxido de carbono! Infelizmente esse setor é muito poluente, principalmente pela queima do diesel! O número excessivo de veículos só aumenta essa poluição, e para reduzir a emissão dos gases quem vem dos veículos é necessário reduzir drasticamente a quantidade de veículos que estão nas “ruas”. Uma maneira bem fácil e prática para ajudar nessa redução é utilizar o transporte público, uma vez que apenas um veículo pode transportar entre 15 a 30 pessoas ao mesmo tempo!
  • Já o setor agropecuário é o grande contribuinte para o efeito estufa, uma vez que os processos de agricultura, pecuária e usos da terra são os maiores emissores de gás metano e amônia, o que impacta ainda mais o aquecimento global.
  • Por fim, não menos importante, a poluição dos resíduos, que são produzidos em queimas de resíduos a céu aberto e acúmulo de lixo orgânico, dois processos que produzem muito metano e carbono negro na atmosfera!! Para diminuir esse tipo de poluição devemos melhorar a coleta, a separação e o descarte de lixo sólido, somente assim será reduzido a quantidade de resíduos queimados ou estocados em aterros.

Ler todas essas informações podem causar um certo desconforto, mas cada um de nós tem um papel fundamental para mudar a qualidade do ar e combater a poluição!!

A ONU meio ambiente lançou a campanha #CombaterAPoluiçãoDoAr (https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/faca-parte/desafio-da-mascara-do-dia-mundial-do-meio-ambiente), onde você pode participar nas redes sociais em 3 etapas.

A primeira etapa é decidir qual ação você vai fazer para ajudar no combate à poluição do ar, entre elas estão as sugestões: use o transporte público ou caronas compartilhadas, ande de bicicleta ou a pé, troque seu carro por um híbrido ou elétrico, desligue o motor do carro quando estiver estacionado, reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano, faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico, migre para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência, poupe energia: desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso, escolha tintas e móveis não tóxicos!

Segundo passo é assumir um compromisso e desafiar outras pessoas a fazer o mesmo, você pode tirar uma foto ou gravar um vídeo utilizando uma máscara e postar nas redes sociais. Não tem uma máscara? Use a criatividade e faça uma e então siga as dicas: no seu post, compartilhe o compromisso que irá assumir para reduzir a poluição do ar. Marque pessoas/organizações/empresas e desafie cada um a fazer o mesmo. Use #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr nas suas publicações e você pode marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) e @onu_meio_ambiente (Instagram) e claro a iGUi Ecologia (Instagram e Facebook).

E para finalizar o desafio, mostre como você cumpriu o compromisso em combater a poluição do ar: tire outra foto ou faça outro vídeo registrando o compromisso que você assumiu e publique nas redes sociais, lembrando de usar as #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr!!

Se você quiser começar a fazer a diferença, mas ainda não sabe como, você pode acessar o link: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/faca-parte/guias-praticos e baixar guias práticos sobre soluções para a poluição do ar! Vamos embarcar nessa juntos!!! Todos unidos pela melhoria do nosso ar!!

VÍDEO DO YOUTUBE: