14/10/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Sim, é possível saber a idade das árvores, para isso necessitamos contar os anéis que aparecem na horizontal dentro do tronco. Mas, como isso é possível? Como eles se formam?

Idade das arvores

A árvore é um vegetal e tem seu próprio metabolismo, cuja velocidade depende da espécie da árvore, da estação do ano, ou seja do clima, como a temperatura, as chuvas e a disponibilidade ou não de oxigênio. E são essas variáveis que formam os anéis no tronco das árvores. Quanto maior o período de chuva, mais grosso será o anel e quando estiver na estação seca mais fino ele será.

Outro detalhe interessante é que o ano de crescimento não é de 12 meses e sim o período que ela cresceu naquele ano.

Mas como saber a idade sem cortar a árvore?

Idade das arvores

Segundo o professor Márcio Coraiola, professor de Engenharia Florestal da PUCPR, é possível sim, com a ajuda de um instrumento chamado de Trado de Pressler. A seguir temos o passo a passo:

1. Com o auxílio de um Trado de Pressler, retira-se um pedaço da árvore da casca até o centro do tronco (medula), a uma altura de 1,30 m do solo.
2. O trado funciona como um saca-rolha que retira um filete do interior da planta. A partir dele, um especialista conta os anéis de crescimento – que indicam a idade da árvore – sem derrubá-la.
3. Troncos não circulares, podem ter a medula descentralizada, mais difícil de achar. Isso exige a retirada de vários filetes. O furo é fechado com cera de abelha ou fungicida.

Veja o vídeo também: