11/12/2020 iGUi Ecologia 0Comment

A resposta é sim! Hoje em dia é possível saber a idade dos golfinhos! Existem algumas técnicas muito simples e outras mais elaboradas. Os cientistas que estudam esses animais na natureza conhecem os indivíduos desde o nascimento. Eles utilizam a nadadeira dorsal como registro de indivíduo e desse modo conseguem acompanhá-los por anos fazendo o chamado foto-identificação.

Outra técnica utilizada, porém somente aplicável em animais mortos, é possível saber a idade pelos dentes! Os golfinhos nascem com uma dentição que continua a crescer um pouco a cada ano. Os dentes não crescem na parte superior dele e nem na coroa, mas na raiz – a parte do dente que fica na mandíbula abaixo da gengiva.

É possível saber a idade de um golfinho cortando uma fina seção da raiz do dente, com uma serra com lâmina de diamante, e olhando-a ao microscópio. A parte interna da raiz se enche um pouco a cada ano à medida que o golfinho cresce e envelhece. Deste modo, é possível contar as camadas de crescimento dentro do dente de um golfinho. Os cientistas acreditam que um golfinho adiciona uma camada de crescimento a cada ano e, a partir dessas informações, podemos dizer quanto tempo os golfinhos vivem e calcular sua média de vida.

Em Sarasota, o Dr. Jean Herrman, desenvolveu outra maneira de determinar a idade dos golfinhos usando radiografia dentária periapical e medição subsequente da relação polpa:área do dente. (Trabalho pode ser baixado aqui). A técnica foi aplicada com sucesso para golfinhos-nariz-de-garrafa brevemente contidos durante avaliações de captura e liberação em vários locais no Golfo de México. Essa técnica pode fornecer estimativas confiáveis no mesmo dia para idades de golfinhos até cerca de 10 anos, sendo especialmente eficaz para esses animais e tem potencial para ajudar administradores e conservacionistas em todo o mundo.

A foto também mostra como os pesquisadores podem identificar e excluir qualquer dente morto (seta azul) de seus cálculos. Visto que os dentes mortos não acumulam camadas de dentina e eles não podem ser usados ​​para fazer a contagem de anos de um golfinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *