14/12/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Warka Water Tower, esse é o nome da estrutura que, quando montada, pode fornecer água potável para as pessoas mais necessitadas, podendo chegar a 25 litros por dia!

Projetado por Arturo Vittori e sua equipe Architecture and Vision, Warka Water capta água da chuva, névoa e orvalho. A equipe pegou dicas de design de formas encontradas na natureza, como cupinzeiros e espinhos de cactos, combinando com materiais de baixo custo encontrados localmente para criar a torre escultural e biomimética (utilizar a natureza como um exemplo e fonte de inspiração).

A estrutura Warka Water é feita com uma estrutura de bambu, tela reciclável, corda, dossel (armação/cobertura) e um tanque de água, podendo ser montada de forma fácil e econômica por seis pessoas em quatro dias. A torre tem o nome da árvore Warka. Uma arvore gigante encontrada na Etiópia, sendo sagrada pois fornece sombra, comida e um local de reunião para os habitantes locais.

Em 2015, o primeiro piloto foi construído em Dorze, uma comunidade rural no sul da Etiópia. Após esta iniciativa de sucesso, foi fundado a “Warka Water Inc.” sem fins lucrativos, com sede nos EUA, como plataforma para futuras ações sociais.

O projeto inovador ganhou o prestigioso Prêmio de Impacto Mundial de Design. Reconhecido por seu potencial de criação de impacto social e ambiental positivo, o projeto Warka Water superou uma lista impressionante de projetos de design social.

Essa torre poderia chegar aqui também! O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *