21/12/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje vamos falar de mais um animal encontrado em nossa região, pois todos os dias esse pássaro entra em nossos recintos no centro de reabilitação para beber água e se banhar em nossas piscinas…

O nome dela pode ser lavadeira-mascarada, noivinha ou viuvinha, com o nome científico Fluvicola nengeta, que significa pássaro ribeirinho que sussurra. A coloração das suas penas é principalmente branca contrastando com uma estreita faixa preta que passa pelos seus olhos e termina logo após região dos ouvidos. Alimenta-se de pequenos artrópodes que captura nas margens de rios e lagoas. O período de reprodução vai de novembro a março podendo produzir até 4 ninhadas.

O fato mais curioso é que essas aves não eram vistas na região sul e sudeste, sendo somente na região do sertão e agreste brasileiro, sendo a mata atlântica uma barreira natural. Porém com o desmatamento essa ave se torna a cada dia mais vista. Sendo os primeiros registros realizados na região sudeste na década de 90. Uma curiosidade, muito boa para a conservação da espécie, é que no Nordeste essa ave não é capturada pois acredita-se que ela lavou a roupa de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *