22/07/2019 iGUi Ecologia 0Comment

O tema desta semana é um assunto atual, polêmico e que envolve algumas questões como: o que as mudanças climáticas podem causar em relação a água? Essas mudanças realmente existem? Quais consequências o planeta está sofrendo com as mudanças climáticas em relação a água? Como essas mudanças interferem em nossas vidas?

Segundo as estimativas das Nações Unidas, devido ao avanço natural dos desertos e à escassez da água devido às altas temperaturas, essas mudanças expulsarão 135 milhões de pessoas de suas terras. E, as previsões colocadas no último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) não são nada positivas sobre o futuro do planeta até o ano de 2100. Segundo o IPCC, mesmo que as emissões de gases do efeito estufa diminuam, a Terra continuará sofrendo com os danos das mudanças e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura, sendo que as chances de inundações são enormes, em virtude da intensificação das tempestades e períodos longos de estiagem.

Situações que causam as mudanças climáticas muitas vezes são coisas que escapam das nossas mãos, do nosso controle, mas nossas práticas são fundamentais para auxiliar na diminuição delas, e podem partir de dois princípios: minhas atitudes individuais para mudar o local e minhas preferências para exigir mudanças. A partir disso, assumimos o nosso papel de cidadão e podemos:

  1. cobrar de nossos representantes públicos propostas a favor do clima, e assim teremos um grande passo para não comprometer o mundo!
  2. Estimular medidas nacionais limpas que são exemplos de governos sustentáveis.
  3. Evitar o desperdício de água durante todo o ano é algo essencial e com isso evitaremos crises hídricas.
  4. Não faça atividades que dependem de grande volume de água quando estivermos em época de seca. Não choveu? Não lave o carro!
  5. Motive e explique para seus familiares e amigos as verdades sobre as mudanças climáticas, para isso pesquise fontes fidedignas e comprovadas!!

Vamos trabalhar com verdades comprovadas pela ciência, pelo senso comum, pelo bem da humanidade e preservação da vida…