26/07/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Nova Zelândia é rica em recursos energéticos. E quase um terço de energia que produz vem de fontes renováveis, no qual 11% são de hidroelétricas e 7% de geotérmicas.

Mas como funciona a energia geotérmica (geo: terra; térmica: calor)?

Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da terra existe numa parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização. A disponibilidade de energia geotérmica na Nova Zelândia é consequência da sua geografia. O país está situado no limite entre as placas tectônicas do pacífico e do Indo-Australiana que atravessam o país de sudoeste a nordeste. Neste país existem um alto índice de movimentação tectônica, com muitos vulcões ativos.
É a atividade tectônica que gera o calor subterrâneo. Para isso numa escala comercial, os engenheiros precisam ter acesso a esse calor. As áreas apropriadas onde o calor está próximo a superfície é conhecida como gêiseres e fontes sulfurosas.

Desta energia, apenas 10% dela é aproveitável em lares e para secar produtos agrícolas. As fontes de água quente são frequentemente utilizadas para banhos e atividades esportivas.