23/02/2021 iGUi Ecologia 0Comment

O gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é uma ave de rapina da família Accipitridae. Ele é encontrado em diversos locais desde o México à Argentina, e em todo Brasil, sendo a espécie predominante.

O gavião tem um papel fundamental no equilíbrio da nossa fauna pois é o topo de cadeia, sendo ele responsável por controlar algumas populações de roedores por exemplo, eliminando indivíduos defeituosos e doentes. A dieta deles vai desde insetos até aves e lagartos. Ele invade os abrigos de morcegos para atacá-los enquanto dormem, quando são mais vulneráveis.

Mas quem nunca viu suiriris, bem-te-vis e tesourinhas batendo em gavião em pleno voo? Pois é, são eles! Eles atacam os ninhos desses pequenos pássaros para se alimentarem.

Ele geralmente é avistado em casais e seus ninhos são construídos no topo das arvores. Seus ninhos têm geralmente meio metro de diâmetro. Eles colocam cerca de 2 ovos que são incubados pela fêmea, que nesse período é alimentada pelo macho.

Aqui no centro de reabilitação recebemos 02 exemplares essa semana, ambos vão precisar de cirurgia para voltar ao ambiente natural! Vamos torcer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *