02/03/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Quem nunca se encantou com os beija-flores? São animais rápidos, pequenos, que podem ser encontrados em toda a América, desde o Alasca até a Terra do Fogo! Mas a maior biodiversidade se encontra em nosso país e no Equador.

Eles medem de 6 a 12 cm e podem pesar até 6 gramas! O batimento das asas é extremamente rápido podendo bater até 80 vezes por segundo.

Possuem um papel fundamental na natureza, pois são polinizadores de flores das mais diversas espécies. Preferem as flores vermelhas e laranjas. Eles visitam cerca de 1000 a 2000 flores por dia!!

São valentes, defendendo bravamente seu território contra aves maiores! E por serem ligeiros quase não possuem predadores, sendo as aranhas-caranguejeiras e algumas vespas seu maior predador.

Semana passada recebemos no centro de reabilitação um beija-flor com suspeita trauma. Fizemos o raio X e constatamos que não houve fratura somente uma luxação.

Mas todos esses procedimentos devem ser realizados com muita cautela pois são animais extremamente frágeis e sensíveis, podendo a vir a óbito. Mas nosso paciente se comportou super bem!

Outro desafio foi realizar a sedação para que pudéssemos corrigir a luxação, pois a volta da anestesia deste animal é muito rápida, devido ao seu metabolismo rápido, portanto até conseguirmos um plano anestésico satisfatório, muito esforço foi realizado (além de quase termos um infarte de tanta preocupação). Mas nosso paciente se mostrou firme e forte novamente, superando nossas expectativas. Agora nosso paciente está na fisioterapia para verificar se conseguimos devolver ele para a natureza! Vamos torcer!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *