27/08/2021 iGUi Ecologia 0Comment

O Brasil possui 12% da água doce mundial e essa água está secando segundo a equipe do MapBiomas. De acordo com essa mesma instituição, a dinâmica de uso da terra baseada na conversão da floresta para pecuária e agricultura e a construção de represas contribuem para a diminuição do fluxo hídrico.

Em 2020, o Brasil apresentava 16.631.572 hectare de superfície de água. Possuímos cerca de 6% da superfície e 12% de volume de água doce do planeta. Isso é equivalente a 2% do território nacional, uma área equivalente ao estado do Acre ou quase 4 vezes o estado do Rio de Janeiro.

Desde 1990 foram perdidos 3,1milhões de hectares de superfície de água no território brasileiro, uma redução de 15,7%. Dentre os biomas brasileiros, o que mais sofreu redução foi o pantanal sul mato-grossense com 68%, seguido da caatinga com 17,5% e Amazonia com 10,4%. Portanto 54 das 76 sub-bacias hidrográficas perderam superfície de água nas últimas 3 décadas.

Mas tem aqueles que falam de ganhos de superfície e no entendimento dessa mesma equipe isso está correlacionado com as hidrelétricas, conforme o que ocorre na região de Tocantins/Araguaia.

De todos os municípios brasileiros, 70% deles tiveram uma redução na superfície de água desde 1990. O mais afetado foi Barcelos, no Amazonas, seguido por Corumbá, no Mato Grosso do Sul e Cárceres no mato Grosso. 

Lembrando que essa água não retorna…

Veja aqui o estudo completo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *